segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Marketing Político



Domingo 03/out/2010 dia de cumprir com nosso papel, fazer valer nosso voto, porém, resolvi deixar de lado toda a complexidade que envolve a escolha de candidatos ou as análises das propostas de governo.

O que você diria se eu chegasse em sua casa gritando, jogando papéis no chão e tirando o seu sossego?
No mínimo iria me colocar para fora de sua casa, e com toda razão.

Nunca entendi direito como funciona esse tal de marketing político/eleitoral mas parece que a receita básica é a seguinte:

- Alugue alguns carros de som e contrate pessoas para dirigir o dia inteiro pela cidade, utilize uma música simples com refrão fácil que repita seu número de candidatura em praticamente todas as estrofes
Obs: não esqueça, volume máximo é fundamental

- Imprima panfletos, folders, cartazes e todo tipo de poluição visual que puder usando dinheiro doado por seus grandes amigos empresários que nunca vão lhe pedir nada em troca.

- Contrate pessoas carentes, com pouca renda para distribuir toda porcaria que você imprimiu em troca de 20 ou 30 reais e uma boa promessa para o futuro.

- Gaste parte do seu tempo em comunidades e bairros pobres abraçando os moradores e dizendo para eles tudo que precisam e querem ouvir.

- Vá em algumas universidades e escolas e diga para os estudantes que eles são o futuro do nosso país, merecem respeito e empregos dignos pelas qualificações profissionais que eles têm ou estão buscando. (não esqueça de bajular os professores, eles são sensíveis )

- Poucas horas antes do início da eleição carregue todos os carros, kombis e vans que tiver disponível e coloque o máximo de “santinhos” que puder, “descarregue” muitos panfletos na entrada dos locais de votação e pelas vias próximas.

* Essa ultima dica é simples e muito importante já que muitos eleitores não sabem em quem votar ou simplesmente não ligam.
Contrariados pela obrigatoriedade simplesmente vão para mais um “ato forçado de democracia”.

Como podem ver marketing político não parece muito complicado, basta ter bons patrocínios, perturbar o sossego da população, abusar da necessidade alheia e sujar as vias públicas.

Não basta sujar apenas a própria ficha, também é necessário sujar as ruas e a reputação da política no Brasil.

1 comentários:

Cris Lautert disse...

Muito bom o post! Não tenho nada a acrescentar! Disseste tudo!

Vamos torcer para que um dia essa palhaçada mude.

Parabéns pelo blog!

Postar um comentário